Mercado de trabalho em TI?

Se você quer trabalhar com tecnologia, solucionando problemas seja de pessoas ou sistema, criando soluções que transformam a sociedade, eu posso afirmar que TI é o caminho certo e eu quero ajudar você com esse blog.

Primeiramente precisamos alinhar as expectativas sobre como de fato é a área de TI e o que você pode esperar dela, para isso vamos desmistificar algumas das frases mais repetidas atualmente:

Profissionais de TI estão em falta. Será mesmo?

Isso não é totalmente verdade, ela passa a mensagem que há muitas vagas em aberto esperando por um profissional e que com alguns cursos de duas ou três semanas você vai ser chamado para varias entrevistas e isso não é verdade.

De fato existem muitas vagas e os recrutadores (RH) tem dificuldade de encontrar candidatos com o perfil da vaga, mas o que não te falam é que há muitas exigências nessas vagas que as tornam difícil de serem preenchidas, principalmente para quem tem pouca ou nenhuma experiência, se você fizer uma pesquisa de vagas agora mesmo vai perceber isso.

Em outros casos no título da vaga menciona (TI) Júnior, mas a descrição é de Pleno ou Sênior e o salário parecido com o de um Estágio. Essa também é a realidade do mercado da Tecnologia da Informação, mas que ninguém conta… Principalmente aquele carinha legal que quer te vender um curso, geralmente te prometendo o emprego dos sonhos.(Mas há cursos muito bons de fato)

E quais são os pontos positivos?

O mercado de TI é competitivo, muito competitivo e isso é ótimo! Sabe aquelas empresas que exigem conhecimento de um especialista, mas te oferecem um salário que não paga nem a sua faculdade?

Essas empresas sofrem com um mercado competitivo onde de fato estão surgindo vagas o tempo todo e de acordo que você ganha experiência ( Em breve um post sobre isso ), você se torna um profissional mais valioso para o mercado, com mais conhecimento e consequentemente os RHs/Recrutadores tem mais confiança do valor que pode gerar para o negócio, ou seja, melhores ofertas de salários.

Eu posso te afirmar que os recrutadores valorizam experiência muito mais que faculdade ou até mesmo certificações na maioria dos casos. Isso é compreensível, uma vez que com experiência pratica na área você já vivenciou os desafios da vida real.

Por onde eu começo em TI? Qual caminho seguir?

Esse é o tema do próximo post. Se você gostou ou tem outras dúvidas, deixe seu comentário para que eu possa responder e te ajudar a entrar nessa área que só cresce a cada ano. (E a competição também)

Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.