Ser bom ou saber se vender?

O que o mercado de trabalho valoriza mais, um perfil técnico muito bom ou um perfil técnico razoável, porém que sabe demonstrar bem suas ideas, realizações e com ótima comunicação?

Talvez você deve estar pensando que essa resposta é óbvia e a pessoa mais competente tecnicamente sempre será a mais valorizada e reconhecida pelo mercado de trabalho, mas isso está muito longe de ser verdade.

As pessoas precisam saber que você é bom

Ser bom nas suas tarefas diárias e resolver aqueles problemas chatos é uma forte evidência da sua capacidade, porém isso tem pouco valor se ninguém souber ou pior, apenas pessoas de pouco impacto reconhecem o seu valor.

Quando apenas colegas de trabalho próximos conhecem o seu trabalho isso pode passar a sensação de que esta sendo notado, mas na verdade a maioria dessas pessoas não vão transmitir a outras o seu verdadeiro valor e isso pode ser desde o fato do medo da concorrência, inveja ou até mesmo porque elas estão tão focadas em outros assuntos que esquecem de dar o devido reconhecimento aos colegas de trabalho.

Seu gerente é Dinâmico ou Estático?

Um ponto importante que é preciso ter cuidado é quando o seu Gerente controla o seu brilho, quando a sua “luminosidade” e energia incomodam ele. O seu gerente controla com quem você pode falar, quem pode ver o seu trabalho e/ou não faz muita questão do seu crescimento profissional?

Isso demonstra que ele só esta preocupado em manter o “status quo”, ou seja, ele esta preocupado em manter o cargo , salário, posição ou status e evita a todo custo mudanças ou renovações. Afinal, renovação e mudanças são palavras excluídas do dicionário desse perfil de Gerente e com isso ele, como “cabeça” fará o possível para que todo “corpo” continue estático como ele e com ele no controle. Entenda que você não precisa ficar nesse Corpo inerte e muito menos com uma Cabeça que te levará a lugar nenhum.

Como ser notado ?

Você precisa dar uma pausa no seu foco insano em desenvolver ou aprimorar suas habilidades técnicas e focar em aprender Marketing Pessoal.

O Marketing Pessoal (Saiba mais) é um conjunto de estratégias para transmitir uma boa percepção sua para outras pessoas. É provável que você já tenha conhecido pessoas tecnicamente abaixo da média conseguirem conquistas que profissionais acima da média não conseguem, embora você pode achar que esse profissional abaixo da média é só um “puxa-saco”, “lambe-botas” , “baba-ovo” ou até coisas piores, em alguns casos o profissional mediano tem habilidades que não são facilmente percebidas. As habilidades invisíveis são:

  • Comunicativo, saber expressar bem ideais e opiniões.
  • Conversa sobre qualquer assunto, mas nunca conflita com as opiniões dos outros.
  • Política da boa vizinhança e evita quedas de braço.
  • Sempre fala com os outros sorrindo, evita demonstrar emoções ruins como Raiva.
  • Esta presente em todos os eventos da empresa.
  • Sempre dá uma sugestão ou ideia, sempre quer ser notado ou ouvido.

Esses são alguuns dos hábitos de quem pratica o marketing pessoal, e para saber se a pessoa que faz tem bons resultados, basta observar se as pessoas gostam de ouvir esse profissional falar, se ele esta sempre sendo citado ou lembrado, se nos projetos sempre sugerem ele…

Nesses mais de 14 anos que estou no mercado de trabalho eu já vi o poder do Marketing Pessoal em destacar pessoas, abrir portas e gerar oportunidades.

O profissional que conseguir ser acima da média tecnicamente e com um bom Marketing Pessoal, esse poderá escolher onde e em que quer trabalhar, é esse profissional que esta em falta no mercado.

Deixe seu comentário

Only registered users can comment.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.